quinta-feira, 29 de março de 2007

Aprendizagem

"A mãe e o pai tinham-me explicado como tudo acontece, logo no momento em que a barriga dela começara a crescer: o pequeno, invisível grão aí colocado pelo pai, o ovo a desenvolver-se dia a dia lá dentro, isso eu sabia. Lembro-me que um dia até achei graça ao ver mexer a barriga da mãe.

(...)

- Pois é, a gente só sabe dar valor quando nos toca a nós!
Eu não sabia bem o que quereria exactamente ela dizer com essas palavras, mas lá que havia coisas que ficavam muito diferentes quando saíam dos livros para a nossa vida, lá isso havia"


A minha mãe ofereceu-me este livro quando fiz oito anos, durante a grávidez. Achou que seria interessante eu lê-lo... Achei estúpido mas li, sem prestar grande atenção... Só para lhe fazer a vontade. Quando três meses depois a minha irmã nasceu, percebi a intenção dela... Pois eu estava a passar exactamente pelo mesmo que a Mariana, na história... Ciúmes, "ninguém me liga", "agora só querem saber do bébe... é bébe para aqui, bébe para ali..." A minha mãe passou-se comigo e começou a ler-me todos os dias um pouco do livro...

Acabei por me aperceber do que estava a fazer e tentei mudar... Claro que não é fácil.. Durante oito anos é-se a menina da família e de repente... Aparece algo com menos de meio metro que nos rouba o lugar, a atenção da mãe...

Mas tal como a Mariana percebi que se acontecesse alguma coisa à minha maninha ficaria mesmo mesmo muito triste... Aprendi que ela precisava de mais atenção que eu pois eu já era independente... Aprendi mesmo muito com este livro que tenho até hoje guardado para ler de vez em quando!

E agora não imagino um único dia da minha vida sem aquela chata ao meu lado nem que seja para discutirmos!


**Ari**

2 comentários:

Lunar disse...

Tambem li esse livro quando era muito miuda,e na altura gostei imenso =)

Pois, qt a isso, de ser irmã mais velha, não sei...Sou a mais nova!!! =D

********

Sami disse...

ah eu sei o k é ser irma mais velha =)... as x fico e na duvida se e bom ou mau...

*****